BLOG DE MKT DIGITAL

Conhecimento é o diferencial para construir marcas fortes e evoluir sempre.

Leia agora.

Marketing digital: o e-mail marketing ainda tem espaço?

Sexta-feira, 19 de Agosto de 2022

De tempos em tempos, os profissionais de marketing digital encontram formas criativas e inovadoras para o uso do e-mail como meio de comunicação entre marcas e pessoas. No começo, esse tipo de mensagem eletrônica veio para minimizar a distância e o tempo na troca de informações, mas, pouco tempo depois, a plataforma passou a ser utilizada como canal para ações de marketing digital, com o objetivo inicial de suceder a mala direta.

O uso da ferramenta evoluiu e passou da simples “mala direta digital” para uma forma de estreitar e construir relacionamento entre empresas e os seus clientes. Continuou a revolucionar por meio da personalização, segmentação, análise do comportamento, inteligência competitiva (amplamente utilizada pelos e-commerces) e a busca incansável pela relevância do conteúdo, a fim de se engajar cada vez mais com os consumidores.

As pessoas continuam utilizando o e-mail como canal de comunicação e os números confirmam isso. De acordo com os indicadores apresentados pelo CETIC.br (Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação), no ano de 2019, 87% das pessoas da classe A acessaram e-mail, seguidos por 79% da classe B e 57% da classe C.

Outro ponto que contribui para a longevidade do e-mail é a explosão de vendas dos dispositivos móveis (smartphones e tablets). Assim, com a consolidação das mídias sociais, sendo uma entre as várias estratégias de marketing digital, a tendência é o “Social Mail”. Diante desse cenário, a plataforma continua eficiente e não morreu. Isso pode ser constatado no relatório “2019 Email Marketing Industry Census”, no qual 73% dos entrevistados apontaram o ROI (retorno sobre o investimento) em e-mail marketing como excelente e bom, sendo superior a outros canais (seo, anúncios em sites de busca e mídias sociais).

Para os que pensam que o e-mail marketing é sinônimo de spam é necessário refletir sobre as mudanças no mercado e se as práticas adotadas foram coerentes. A compra de listas de endereços eletrônicos, o não uso de ferramentas que administrem as campanhas e, consequentemente, a falta de análise do comportamento do público e dos resultados, a ausência de higienização do mailing e muitos outros fatores contribuem para resultados inferiores. Todo negócio deve construir a sua base de e-mail com opt-in de forma consciente. Ações promocionais no ambiente online, offline, em ambos ou, ainda, ações integradas de marketing digital é uma boa oportunidade para isso.

Com a explosão dos dispositivos móveis, o uso intenso do canal pelas pessoas, a integração com outras plataformas digitais e incremento no budget é impossível fechar os olhos para o e-mail marketing. A S4W marketing digital indica a todos manter o espaço dessa estratégia no plano de marketing digital da organização, mas para isso é necessário planejar e executar adequadamente as ações, assim como fazemos com os nossos clientes.

Compartilhe

Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar