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Investir (somente) nas mídias sociais é um perigo?

Sexta-feira, 19 de Julho de 2019

Manter as mídias sociais em dia tornou-se obrigatoriedade para as empresas. Todo plano de marketing digital irá contemplar as mídias sociais em sua estratégia. Isso é altamente recomendado e a prova disso são os 114 milhões de brasileiros que consomem conteúdos nas redes sociais, sendo 70% exclusivamente em dispositivos móveis, segundo dados levantados pela comScore.

Entretanto, alguns empreendedores veem oportunidades apenas nas mídias sociais, ignorando as demais estratégias de marketing digital, e, assim, não compreendem o perigo para os negócios ao adotar essa visão míope.

Continue a leitura e entenda os motivos pelos quais investir somente nas mídias sociais traz grandes riscos para o sucesso da empresa.

A atenção do consumidor é bombardeada nas mídias sociais

88% dos brasileiros acessam as mídias sociais e o Brasil é o pais com maior quantidade de posts pagos (impulsionamento), segundo estudo da comScore. Todos os dias, milhares de conteúdos e anúncios são criados e compartilhados nas redes e a sua marca está à mercê dessa grande batalha pela atenção do consumidor, que a cada dia está mais consciente e exigente.

As redes sociais possuem formatos e funcionalidades limitados

Toda e qualquer mídia social possui formatos e funcionalidades pré-estabelecidos. O avatar, a imagem de capa, a imagem de link, a imagem do stories, a quantidade de caracteres na postagem, a forma como as fotos são exibidas, tudo é pré-configurado. O Twitter, por exemplo, permite posts com no máximo 280 caracteres. As artes dos anúncios Facebook Ads podem ter até 20% de texto para que o alcance, mesmo pago, não seja prejudicado.

Caso a sua empresa queira oferecer uma experiência de marketing digital diferenciada para o consumidor (com outras formas de interação com a marca), não será possível somente com as mídias sociais.

Aplicações autônomas (bots) interagem nas mídias sociais

Atualmente, existem bots que interagem nas mídias sociais. Muitas vezes, curtidas, comentários e até mesmo seguidores são oriundos de aplicativos automatizados, ou seja, sua marca pode estar estabelecendo conexão com “máquinas inteligentes” e não com pessoas reais, seu verdadeiro público-alvo.

Aqui, fica uma dica: cuidado ao analisar os resultados no digital considerando apenas seguidores e curtidas.

Você não tem qualquer controle sobre essas mídias

O Orkut foi febre um dia. Imagine se a sua estratégia de marketing digital tivesse foco apenas nessa plataforma que sumiu. O Facebook já teve um alcance orgânico (gratuito) muito maior, mas tem apresentado queda significativa, forçando as empresas a investir na compra de anúncios Facebook Ads. O Snapchat já conseguiu seu momento de glória e, hoje, não está nem entre as 5 mídias sociais mais utilizadas, segundo pesquisa da comScore. Vale lembrar que as alterações no algoritmo das redes sociais poderá impactar seriamente os resultados da empresa.

Com essas informações, não fique desencorajado. Na verdade, esse artigo é um alerta para você entender que as mídias sociais sozinhas não são capazes de entregar os melhores resultados de marketing digital para a empresa, devido as características inerentes dessa mídia.

Para conquistar resultados eficientes, é imprescindível profissionais de marketing para integrar as mídias sociais às demais estratégias digitais, entre elas: inbound marketing, marketing de conteúdo, publicidade em google adwords, e-mail marketing, remarketing, website responsivo e tantas outras.

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