S4W Agência de Marketing Digital, Mídias Sociais, Criação de Sites Responsivos

BLOG DA S4W

Conhecimento nunca é demais para construir marcas fortes e originais.

Tendências de marketing digital para 2020: pequenos negócios

Segunda-feira, 23 de Dezembro de 2019

Quem diria? Superamos o bug do milênio e, tão rápido, chegou 2020! Com o frenesi tecnológico, há inúmeras tendências de marketing digital para 2020 e as empresas já estão fazendo suas apostas em realidade aumentada, realidade virtual, inteligência artificial, machine learning, transformação digital, personalização, buscas por voz e tantas outras.

Para gestores de pequenos negócios, esses conceitos podem lembrar filmes de ficção científica ou serem inalcançáveis, mas muitos conquistaram novos patamares justamente por se beneficiar desse futuro que é presente.

Pequenas empresas precisam apostar suas fichas, mesmo limitadas, em ações de marketing condizentes com a sua realidade, por isso nossos criativos analisaram as mais variadas tendências de marketing digital para 2020 e elaboraram essa lista para ajudar pequenos negócios a vencer seus desafios.

Tendência 1: humanização do marketing

O marketing digital tem se tornado uma estratégia “fria”, em consequência à automatização de e-mails, anúncios, chats e outros. Entretanto, isso não é de agora. Com os avanços na produção industrial, muitos produtos foram lançados sem um entendimento profundo das necessidades do consumidor e, esse jeito de pensar, vem refletindo nas ações de marketing digital atuais.

O uso de chatbots, por exemplo, torna a relação empresa-consumidor cada vez mais “fria”. Embora essa tecnologia ajude a superar alguns desafios, cabe aos profissionais de marketing e gestores customizar o chatbot de modo que a linguagem seja a mais humana possível e as ações sejam personalizadas e orientadas ao consumidor, pois só assim os resultados com o marketing digital serão alcançados nos próximos anos.

No consagrado evento RD Summit 2019, ficou evidente que uma tendência de marketing digital para 2020 é a humanização, em diferentes estratégias: e-mail, mídias sociais, site, vendas, entre outros.

Tendência 2: posts compráveis

Uma estratégia de marketing digital integrado, provavelmente, irá apostar muitas fichas nas mídias sociais, que, dia após dia, lançam novos formatos de interação e possibilidades para gerar negócios. Os posts compráveis estão disponíveis no Instagram, no qual é possível “taggear” os itens comercializáveis na imagem com as informações de nome e preço. Isso levará mais interessados à loja virtual da empresa, impulsionando as vendas.

Tendência 3: conteúdo interativo

Interação e dinamicidade estão no DNA do digital, fatores que o tornam tão atrativo, se comparado a outras mídias. O cliente busca novas experiências com produtos e serviços, assim conteúdos com vídeo conquistam alcance maior, mais engajamento e continuará como tendência de marketing digital para 2020.

Aposte mais fichas nas transmissões ao vivo (live). Elas obtêm alto poder de compartilhamento e interação em tempo real e permitem aproximar marca e consumidor, além de consumidor e consumidor.

Tendência 4: análise de dados

Analisar os dados continua tendência de marketing digital para 2020. Pequenos empreendimentos possuem um número limitado de fichas para apostar, por isso precisam ser (muito!) assertivos nas estratégias de marketing digital. Isso é possível sim devido à infinidade de dados gerados nas ações on-line. Portanto, analise-os!

Sistematicamente, identifique o que gerou resultados extraordinários, entenda os motivos disso e compreenda os hábitos e preferências dos consumidores por meio de suas interações on-line. Com essas informações em mãos, verifique se as ações planejadas estão, de fato, contribuindo para a empresa alcançar suas metas. Se necessário, refaça o planejamento, sempre com base em dados confiáveis.

2020 bate à nossa porta. Com toda certeza, um mundo novo – imensamente conectado e ágil – está para ebulir, emergindo tecnologias inimagináveis. Se você ainda acredita que gerar negócios com a internet é algo futurista, saiba que o futuro chegou (faz tempo!). Quem não participar dessa transformação digital o mais rápido possível, não terá mais fichas, muito menos um futuro.

Branding: o aliado perfeito do marketing digital

Quebre a banca e supere todos os desafios integrando marketing digital e branding. Nossos criativos desejam que sua empresa construa uma nova realidade, por isso elaboraram um e-book gratuito para lhe ensinar tudo sobre branding.

Clique para baixar o e-book e eleve os resultados da sua empresa.

comments powered by Disqus

Você gostou do artigo?

Compartilhe

Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar