Redes sociais: o que são e as mais usadas no Brasil | Blog S4W
S4W Agência de Marketing Digital, Mídias Sociais, Criação de Sites Responsivos

BLOG DA S4W

Conhecimento nunca é demais para construir marcas fortes e originais.

Redes sociais: o que são e as mais usadas no Brasil

terça-feira, 20 de março de 2018

 

As redes sociais se transformaram num oceano de oportunidades para elevar empresas de todos os portes. Saiba quais são as redes sociais mais usadas pelos brasileiros.

Atire a primeira pedra quem nunca pediu a senha do Wi-Fi na casa de amigos, familiares e no comércio para acompanhar as redes sociais. Agora, atire a segunda pedra quem nunca ficou ansioso ao visualizar as notificações das redes e, tão logo, verificou o que está rolando.

Os brasileiros interagem nas redes sociais quase 4 horas por dia. Isso nos coloca em segundo lugar no ranking de tempo gasto nessas mídias. Curiosamente, o tempo de acesso à internet via dispositivos móveis chega a 4 horas. Assim, provavelmente, quem usa internet no celular está navegando nas mídias sociais. Essas informações pertencem ao relatório “Digital in 2017 Global Overview”, disponível no site We Are Social.

Nesse cenário, as redes sociais – uma das estratégias de marketing digital – se transformaram num espaço repleto de oportunidades para alavancar negócios. Continue a leitura e conheça as redes sociais mais usadas no Brasil.

 

O que são redes sociais?

Segundo Claudio Torres, autor do livro A Bíblia do Marketing Digital, “redes sociais são sites ou recursos que permitem a interação e troca de informações entre pessoas”. Fabio Cipriani, autor de Estratégia em Mídias Sociais, define um conceito semelhante: “qualquer plataforma que permita às pessoas se conectarem mantendo listas estáveis ou não de relacionamentos para interagir com outras pessoas”.

O que encontramos de comum nas definições? Rede de pessoas, interação e relacionamento! Tudo isso é fundamental na hora de planejar o marketing digital e as ações para redes sociais.

 

Quais são as redes sociais mais usadas no Brasil?

 

1. Facebook

Ele reina as redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo. Segundo o portal de estatísticas Statista, globalmente, são mais de 2 bilhões de usuários ativos por mês. No Brasil, passa dos 130 milhões. A plataforma oferece a fanpage, página para empresas se conectarem aos seus consumidores. Além disso, proporciona inúmeras formas de anúncio. Que tal saber tudo sobre o Facebook Ads, a publicidade online do Facebook, e gerar mais negócios?

De acordo com o portal Statista, as fanpages de empresas com mais seguidores no mundo são:  Facebook, Coca-Cola, Youtube e McDonald´s. Vale seguir a fanpage dessas marcas para compreender suas ações que geram engajamento na rede social.

 

2. Instagram

Das redes sociais do momento, o Instagram tem se tornado o queridinho dos brasileiros e já conquistou mais de 57 milhões de usuários no país, segundo o Statista. Sua fama é consequência dos filtros disponíveis para as fotos e, posteriormente, a inclusão do Stories, publicação que fica no ar durante 24 horas, inspirada no Snapchat. Ainda, dispõe de perfil específico para empresas e publicidade online.

 

3. Twitter

De 2012 para cá, o número de brasileiros na rede social vem caindo drasticamente, mas ainda ultrapassa a casa dos 30 milhões de usuários, de acordo com o Statista. Negócios podem criar seu perfil empresarial e também contam com várias formas de publicidade online na mídia social.

 

4. Linkedin

O Linkedin tem uma particularidade em relação às outras redes sociais mais usadas: é B2B, ou seja, as pessoas se conectam para negócios e contatos profissionais. Com 500 milhões de usuários no mundo, muito menos que o Facebook, a mídia se configura como a maior e mais relevante dentro de sua proposta diferenciada. No Brasil, a rede possui 29 milhões de usuários, segundo informações do próprio Linkedin. Páginas corporativas e diversas estratégias de publicidade online estão à disposição das empresas na rede.

 

5. Snapchat

Nasceu com uma característica da era pós-moderna: a efemeridade, algo que é pouco duradouro. Por isso, os posts na rede social ficam por tempo determinado, diferente das demais. O post do tipo “Minha história”, por exemplo, permanece na rede até 24 horas da sua publicação. No mundo, são 187 milhões de usuários ativos diariamente, segundo o Statista.

 

Quais redes sociais são mais buscadas no Google?

O Google Trends é uma ferramenta gratuita do Google que apresenta o volume de busca de determinados termos ou frases por período. Ela auxilia em inúmeros objetivos de marketing digital, principalmente para compreender o comportamento e desejo das pessoas, já que a palavra digitada no buscador manifesta o interesse do internauta naquele momento.

 

 

Das redes sociais mais usadas, a imagem acima apresenta as mais buscadas em 2017, no Brasil, segundo o Google Trends. Apesar da tímida queda na busca por “Facebook”, ele se mantém disparado na liderança. Instagram segue na segunda posição, na frente do Twitter, Linkedin e Snapchat. Essa informação revela o interesse do brasileiro para cada rede social.

Dos 207 milhões de brasileiros, 76% participam das redes sociais, de acordo com o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). Sabemos também que acessamos essas mídias digitais próximo de 4 horas por dia. Diante dessa audiência expressiva, o que sua empresa faz para gerar relacionamento e negócios nas redes sociais mais usadas? Cada uma tem uma proposta e público específicos. Analise tudo isso e oportunize à sua empresa uma presença profissional e relevante nas redes.

Você gostou do artigo?

Redes sociais: o que são e as mais usadas no Brasil
5 (100%) 2 votos

Você gostou do artigo?

Redes sociais: o que são e as mais usadas no Brasil
5 (100%) 2 votos