Mídia social e rede social têm alguma diferença legítima? | Blog S4W
S4W Agência de Marketing Digital, Mídias Sociais, Criação de Sites Responsivos

BLOG DA S4W

Conhecimento nunca é demais para construir marcas fortes e originais.

Mídia social e rede social têm alguma diferença legítima?

quarta-feira, 16 de maio de 2018

 

Você já se perguntou: há diferença entre mídia social e rede social? Afinal, os dois termos podem causar muita confusão. Algumas pessoas não sabem a definição correta de cada um e acabam usando como sinônimos. Quem acredita conhecer seu verdadeiro significado, na realidade, tem uma ideia equivocada.

De fato, existe uma diferença entre mídias sociais e redes sociais. E qual seria? Para lhe ajudar na compreensão, vamos esclarecer o que são e quando essas definições devem ser usadas. Por isso, continue a leitura do artigo.

 

O que é rede social?

Fabio Cipriani, autor de Estratégia em Mídias Sociais, conceitua rede social da seguinte forma: “qualquer plataforma que permita às pessoas se conectarem mantendo listas estáveis ou não de relacionamentos para interagir com outras pessoas”. Já para Claudio Torres, autor do livro A Bíblia do Marketing Digital, “redes sociais são sites ou recursos que permitem a interação e troca de informações entre pessoas”. Alguns exemplos são o Facebook, Twitter, Linkedin e Instagram.

 

O que é mídia social?

Os dois autores também definem a mídia social. Para Claudio Torres, “são sites na Internet que permitem a criação e o compartilhamento de informações e conteúdos pelas pessoas”. De acordo com Fabio Cipriani, “permite a discussão entre pessoas e empresas na rede” e “promove vida em comunidade”. Youtube e blogs são exemplos de mídias sociais.

 

Qual é a diferença entre mídia social e rede social?

As redes sociais são uma categoria de aplicativos e/ou sites que se encontram dentro desta outra segmentação do mundo online, as mídias sociais. O que diferencia a rede social da mídia social é a sua capacidade de gerar conexões entre várias pessoas por meio de listas de amigos, seguidores e até desconhecidos. Sem essa “lista”, não existe rede e, assim, não é uma rede social.

 

02 dicas valiosas sobre redes sociais e mídias sociais

Agora que você aprendeu a diferença entre mídia social e rede social, que tal saber quais são as redes sociais mais utilizadas? Lapidamos essa informação no artigo Redes sociais: o que são e as mais usadas no Brasil. Para enriquecer sua estratégia de mídias sociais, nossos criativos construíram o Infográfico: Primeiros Passos para as Mídias Sociais.

Você gostou do artigo?

Mídia social e rede social têm alguma diferença legítima?
5 (100%) 4 votos

Você gostou do artigo?

Mídia social e rede social têm alguma diferença legítima?
5 (100%) 4 votos