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Marketing digital: tipos de conteúdo para empresas de serviços

quarta-feira, 24 de outubro de 2018


O marketing de conteúdo é uma entre as várias estratégias de marketing digital. Ele é capaz de ampliar a visibilidade da empresa, fortalecer a imagem da marca, construir autoridade no segmento e, ainda, gerar leads e muitas oportunidades de negócios.

Para constatar esse fato, a pesquisa Content Trends 2018, conduzida pela Rock Content, revelou que o marketing de conteúdo aumenta em 2,6 vezes as visitas no site e gera 3,7 vezes mais leads. Assim, a empresa pode ser encontrada pelo consumidor com o marketing de conteúdo, por meio do compartilhamento de informações valiosas, elaboradas em diferentes formatos.

Continue a leitura e aprenda os desafios das empresas prestadoras de serviços e os tipos de conteúdo para gerar negócios com o marketing digital.

 

O marketing de conteúdo e o desafio das empresas de serviços

Empresas que prestam serviços têm uma grande desafio a ser superado: construir confiança frente a intangilidade inerente à atividade. Diferente de comprar um calçado ou um smartphone, que é algo tangível, o público não consegue “apalpar” um serviço para saber se ele irá atender suas necessidades e expectativas.
Com isso, o marketing de conteúdo é um grande aliado do marketing digital e, juntos, minimizam a intangibilidade dos serviços, pois reduz as incertezas do público-alvo e conquista sua confiança.

 

Tipos de conteúdo e exemplos para empresas de serviços

Para iniciar a estratégia de marketing de conteúdo é necessário analisar o mercado, definir os objetivos e público-alvo, elaborar a persona, planejar e criar os diferentes tipos de conteúdo, distribuir e monitorar. Confira algumas possibilidades de conteúdo e exemplos para aumentar a visibilidade e gerar mais leads.
 

1. Conteúdo para blog

A todo momento, realizamos pesquisas no Google. Assim, o blog de uma empresa pode ser facilmente encontrado pelo consumidor, se estiver bem rankeado nas buscas. Na prática, é como se fosse uma “recomendação” do Google e isso gera confiança. Mas, para tornar essa tática do marketing de conteúdo efetiva, os posts e o blog precisam estar otimizados com técnicas de SEO e devem tratar de dúvidas que o público tem sobre o serviço ou segmento, ou seja, não é recomendado simplesmente divulgar a empresa, visto que isso é função da publicidade. Imobiliárias, corretoras de seguro ou planos de saúde, por exemplo, podem criar posts para o blog explicando termos técnicos e dúvidas que surgem ao alugar um imóvel, ao contratar um seguro ou um plano de saúde, tudo em uma linguagem simples e acessível.
 

2. Conteúdo para mídias sociais

Ficamos horas navegando nas mídias sociais. Então, é evidente que essas plataformas são canais estratégicos para o marketing digital se relacionar com o público, por meio de conteúdo relevante. Vídeos têm se demonstrado mais eficientes e o próprio Facebook recomenda vídeos de até 15 segundos. Para academias, que tal criar um série de 4 vídeos para iniciar as ações de marketing de conteúdo? Elabore um para cada faixa etária, com uma atividade física diferente. Por exemplo: musculação para a terceira idade, natação para crianças e assim por diante.
 

3. E-book

Um e-book que aborde a experiência da empresa em um determinado assunto, ajudará o consumidor a sanar as dúvidas e transmitirá segurança para ele. Aqui fica um alerta: não crie um e-book sobre os benefícios do serviço, isso é papel da publicidade. O e-book precisa compartilhar informação útil e não fazer uma venda diretamente. Por exemplo: uma escola pode criar um e-book para orientar os pais sobre como ajudar os filhos a estudar para as provas. Assim, o relacionamento se iniciará por meio de uma informação valiosa, oferecida pelo marketing de conteúdo, e não por uma tentativa de vender o serviço. Veja esse exemplo de e-book: como integrar o branding ao marketing digital.
 

4. Webinar

Webinar é uma conferência, seminário ou encontro online, no qual o conteúdo é transmitido por vídeo. Pode ser ao vivo ou gravado e permite interação com a audiência. É ideal para pessoas que possuem uma agenda corrida e nem sempre dispõe de tempo para ler um blog ou um e-book. Webinars geram confiança e credibilidade ao negócio, pois é uma oportunidade das pessoas da empresa interagiram com o público-alvo. Hotéis e resorts, por exemplo, podem preparar um webinar a respeito dos cuidados necessários com as crianças durante a viagem e o que não pode faltar ao preparar a mala.
 

5. Infográfico

A natureza imagética e objetiva do infográfico o torna um excelente tipo de conteúdo para marketing digital, uma vez que agiliza a compreensão de informações. No caso de empresas que ofereçam serviços de internet, uma sugestão para marketing de conteúdo é produzir um infográfico para explicar a velocidade ideal de banda larga de acordo com os hábitos de navegação do cliente. Para empresas da área de saúde e estética, uma boa pedida é elaborar um infográfico com os melhores horários para tomar sol. Conheça esse exemplo de infográfico: primeiros passos para as mídias sociais.
 

Como distribuir o conteúdo com o marketing digital

Depois de criar os conteúdos, é necessário distribui-los, fazer com que cheguem até o público-alvo. Para isso, envie para uma lista de e-mail com pessoas interessadas no negócio. Caso não tenha essa lista, invista tempo para construí-la. Os resultados de listas compradas são ineficientes.

Divulgue de forma orgânica e paga nas mídias sociais, além do site da empresa. Faça campanhas de Google Adwords e busque parcerias de co-branding com negócios que complementem o seu.

Marketing de conteúdo é uma estratégia que gera resultados a médio e longo prazo e precisa de planejamento e acompanhamento constante. Portanto, seja paciente, monitore os resultados das ações e faça os ajustes necessários para alcançar as metas estabelecidas. E não se esqueça: para potencializar os resultados, conte com uma equipe de profissionais e integre as diferentes estratégias de marketing digital.
 

Uma dica valiosa sobre marketing digital e marketing de conteúdo

O branding é um fortíssimo aliado do marketing de conteúdo e do marketing digital. Para gerar resultados incrivelmente efetivos e duradouros, baixe agora o e-book gratuito que lhe ensinará a integrar o branding ao marketing digital e ao marketing de conteúdo.

 

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