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O marketing digital ajuda a vencer a crise do coronavírus?

Terça-feira, 5 de Maio de 2020

A pandemia do coronavírus covid-19 impôs mudanças no comportamento do consumidor e o marketing digital vem se confirmando como aliado para minimizar o impacto econômico enfrentado pelas empresas, nessa crise sem precedentes.

As ações de isolamento social e orientações para fechamento do comércio, aplicadas para contenção do coronavírus, geraram obstáculos desafiadores para empreendimentos que, até então, tinham operações apenas no mundo offline. Além disso, a incerteza econômica torna o consumidor mais consciente e cheio de dúvidas, desacelerando o consumo.

Diante disso, a internet tornou-se protagonista na geração de negócios, sendo a única alternativa para prospectar, relacionar e vender. Nesse cenário inimaginável, empresas estão se reinventando, da noite para o dia, para entrar no marketing digital. É o caso de supermercados com aumento de 80% nas vendas online e itens de saúde com 111%, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.

O consumidor está passando um tempo exorbitante na internet, seja para se relacionar, se entreter, trabalhar e comprar. Além do fato do marketing digital ser, nesse momento, o caminho para empresas chegarem ao seu público, ele proporciona inúmeros benefícios exclusivos que ajudam a reduzir a crise do coronavírus. Continue a leitura e entenda todos eles.

A presença online possibilita a empresa ser encontrada

As pessoas tiveram suas rotinas viradas do avesso e você, provavelmente, percebeu isso. Muitos estão trabalhando home office (e ao mesmo tempo cuidado da família e da casa), alguns não têm mais seus trabalhos e outros não conseguem fazer compras presenciais, devido ao fechamento do comércio ou horário reduzido.

Com isso, o momento de compra é muito diferente de antes, pois as pessoas estão, cada uma no seu tempo disponível, pesquisando online para realizar suas compras, principalmente de itens essenciais. Quem for encontrado na internet conseguirá vender, ou seja, a presença online possibilita a empresa ser encontrada no tempo do cliente.

O investimento em marketing digital é menor

O investimento em mídia digital ainda é menor, se comparado às mídias tradicionais (TV e rádio). Você sabia? Boa parte da compra de mídia digital é feita em um sistema de leilão, assim a empresa investe o que o seu orçamento de marketing permitir, diferente de algumas mídias tradicionais com a prática de valores mínimos, inacessíveis para pequenos empreendimentos.

Outra vantagem do marketing digital é o sistema de pagamento por clique, em razão da cobrança ser feita apenas quando o anúncio for clicado. Isso otimiza o resultado em marketing e é imprescindível nesse momento de crise por causa do coronavírus covid-19.

O marketing digital oportuniza alcance gratuito

Muitas plataformas utilizadas no marketing digital oferecem recursos e alcance gratuitos. Ferramentas para gestão de e-mail marketing, por exemplo, disponibilizam um número de envios sem cobranças. Basta a empresa criar sua lista de leads interessados, elaborar uma comunicação por e-mail impactante e manter ou construir o relacionamento por esse canal.

Mesmo com um alcance orgânico menor, os conteúdos postados no Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e LinkedIn chegam a pessoas interessadas na empresa, sem custos. Essa realidade não se aplica à mídia tradicional, pois anúncios veiculados em outdoor, rádio, jornal e TV precisam ser pagos.

Diminui as dúvidas em tempos de incertezas

Com as incertezas da crise, as pessoas consomem menos, pesquisam mais (no Google ou nas mídias sociais) e se tornam mais exigentes em relação aos produtos e/ou serviços. Sendo assim, o marketing digital e o marketing de conteúdo são estratégias vitais nesse momento, pois são capazes de informar, educar, posicionar e construir autoridade e reconhecimento para as empresas, minimizando as dúvidas do consumidor e gerando confiança.

Manter um blog com artigos relevantes para o público, produzir e-books, promover eventos online gratuitos e lives, garantir o site atualizado e a frequência na publicação de conteúdo nas mídias sociais são caminhos para construir autoridade, se aproximar dos consumidores e ser encontrado (abordado no primeiro item).

O marketing digital é mais assertivo e otimiza o investimento

Dos inúmeros benefícios do marketing digital, geração de dados, insights e segmentação são indiscutíveis. Você pode mensurar tudo nas ações digitais e entregar a comunicação certa para a pessoa certa.

As plataformas oferecem informações em abundância e, quando analisadas corretamente, permitem conquistar resultados mais eficientes, essencial nessa crise oriunda do coronavírus covid-19, ainda mais se os orçamentos foram reduzidos.

Analise as postagens em mídias sociais, por exemplo, constate quais possuem mais cliques e engajamento e use-as como inspiração para criar um conteúdo mais assertivo. Faça testes com diferentes elementos, imagem ou texto, e entenda quais obtêm mais conexão com o público. Faça o mesmo com anúncios e e-mail marketing. Vale lembrar que essa riqueza de dados não está disponível nas mídias offline.

Possibilita inovar e criar novas frentes ao negócio

Criatividade e marketing digital são grandes aliados para gerar inovações nos negócios. Muitos estão se relacionando com os consumidores de um jeito diferente e a forma de vender chegou no mundo digital, inimaginável até então para alguns segmentos. Outros, ainda, estão ampliando o leque de produtos e/ou serviços.

Vejamos alguns exemplos: supermercados enfatizam a compra online; bares e restaurantes vendem vouchers para serem consumidos, com valor acima do valor pago, quando as atividades normalizarem; empresas que já vendem pela internet ampliaram o escopo para atender às novas demandas; academias oferecem aulas online por meio de aplicativos; escolas avançam no uso das plataformas virtuais de aprendizagem e a indústria automobilística busca novos canais digitais para comercialização, inclusive o Mercado Livre.

A crise do coronavírus está sendo um desafio colossal, mas, se considerar a médio prazo, novas frentes estão sendo desenvolvidas agora e no futuro pós-pandemia poderão continuar a ser utilizadas, cooperando com os resultados do negócio. De todo modo, daqui pra frente, a transformação digital será necessária nas empresas.

Prepara a empresa para ser relevante no pós-coronavírus

Quanto tempo a crise irá durar? Difícil precisar, portanto, o mais prudente, é manter um investimento nas ações de marketing digital, devido a três situações: empresas que há tempos confiam nessa estratégia perderão suas valiosas conquistas, caso deixem de lado a estratégia digital; poderão ser esquecidas pelo público, quando o consumo normalizar; empreendimentos com orçamentos reduzidos podem estar investindo menos, se aproximando menos do público e isso se torna uma oportunidade valiosa para investir mais e manter a marca em grande evidência.

Quem ainda não investe em marketing digital e decide, durante a crise do coronavírus, empreender nessa estratégia irá se beneficiar, principalmente quando a pandemia for superada, pois estará à frente de inúmeras outras empresas que perderão a oportunidade de criar conexões com o consumidor, em um momento desafiador para a humanidade.

O marketing digital é um grande parceiro para todos os negócios, do pequeno ao grande, e se faz essencial em tempos de crise. Por mais que as vendas estejam oscilando, ele preservará a empresa viva na mente do consumidor, assegurando seu posicionamento, construindo confiança, lealdade e tornando a marca ainda mais forte.

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