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Google Trends: benefícios para o marketing digital

terça-feira, 21 de agosto de 2018

 

O Google Trends é um poderoso aliado do marketing digital. Com essa “bola de cristal” moderna e a infinidade de informação gratuita disponível, é possível traçar estratégias de marketing digital muito mais assertivas.

Onde estão essas informações valiosas e o que fazer com elas? Ao realizar uma busca, rapidamente você encontrará pesquisas de mercado, estudos sobre tendências e comportamento do consumidor. Softwares para gestão de relacionamento com o cliente (CRM) podem oferecer mais conhecimento sobre a empresa, sem dizer as mídias sociais.

O Google Trends é uma entre tantas ferramentas gratuitas online. Ele é precioso para o marketing digital do negócio, pois compara padrões de pesquisas realizadas no Google. Basta adicionar os termos de pesquisa a serem comparados e, com apenas um clique, saberá o que o mundo inteiro está pesquisando, consequentemente pesando e, com isso, poderá identificar oportunidades para vencer as metas.

O Google Trends permite comparar até 5 termos de pesquisa simultaneamente. Ainda, permite escolher o país e o período para análise. A ferramenta exibe um gráfico evidenciando o interesse do internauta sobre o termo pesquisado, além de regiões e consultas relacionadas.

 

 

O gráfico acima, gerado no Google Trends, ilustra o comportamento de busca do termo “marketing digital”, no Brasil, de 2004 até 2018. É evidente que o interesse aumenta, ano após ano. As regiões que mais buscaram o termo também são listadas na ferramenta, sendo: Santa Catarina, Distrito Federal, São Paulo e outras.

 

Com apenas alguns cliques, foi possível identificar o cenário acima, repleto de informações poderosas. Conheça agora algumas análises que irão beneficiar seu negócio ao utilizar o Google Trends:

 

  • Visibilidade da marca no ambiente digital: digite o nome de sua empresa e veja o interesse do público ao longo do tempo. É possível identificar o interesse regional, ou seja, pelos estados brasileiros. Para compreender melhor a origem dos visitantes no site da empresa, utilize a ferramenta Google Analytics;
  • Mercado concorrente: digite o nome dos principais concorrentes e acompanhe a visibilidade de cada um, de acordo com o volume de buscas. A partir disso, você saberá qual concorrente deverá ser monitorado frequentemente no Google Trends e em outras ferramentas e mídias digitais;
  • Sazonalidade: entenda como isso afeta seu negócio digitando o segmento de atuação. Por exemplo, se você atua com educação, seja uma escola ou uma universidade, poderá identificar em quais meses existe maior procura pelo serviço;
  • Premiação para concursos culturais: está em dúvida sobre qual prêmio chamará mais a atenção do público? Escreva os possíveis prêmios no Google Trends e, com base nas pesquisas realizadas, você encontrará a melhor opção;
  • Campanhas publicitárias: saiba quais mídias utilizar, quais os períodos adequados para a veiculação, o melhor conceito para a campanha e outros. Tudo isso potencializará o marketing digital.

 

Esta é uma lista introdutória de possíveis análises a serem feitas com o Google Trends para entender o mercado e o comportamento do consumidor a fim de elevar os resultados de marketing digital. Com mais tempo e criatividade, você encontrará novas informações que irão favorecer o seu negócio a superar as metas.

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