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Facebook Ads: como anunciar e gerar negócios

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

 

O algoritmo do Facebook mudará em 2018. Empresas precisam focar em conteúdo capaz de gerar mais interações e, provavelmente, anunciar no Facebook Ads. Tudo isso para que os esforços em marketing digital conquistem resultados além do habitual, para fazer a diferença.

De acordo com Mark Zuckerberg, presidente-executivo do Facebook, o propósito da mudança é aumentar os conteúdos com “interação significativa” e reduzir aqueles em que o usuário apenas assista ou leia. Ainda, exibirá mais conteúdo de amigos e familiares.

Como isso impacta as empresas? O conteúdo de Facebook para empresas deve valorizar a conversa entre os seguidores, indo além de conseguir o clique no botão curtir. Portanto, as empresas precisam ser estratégicas na criação dos conteúdos. Agora, mais do que nunca, as postagem necessitam de planejamento e devem ser relevantes ao público-alvo, exigindo um entendimento profundo dele. Aprenda mais sobre isso ao ler nosso infográfico “Primeiros passos para as mídias sociais”.

Só no Brasil, a plataforma possui mais de 102 milhões de usuários. Os estados do Paraná e São Paulo somam mais de 33 milhões de usuários entre 20 e 55 anos. Por isso, é recomendado manter o Facebook no plano de marketing digital, mesmo com as alterações no algoritmo, pois ele é capaz de criar laços com os consumidores de empresas de todos os portes, ampliando o conhecimento de marca, gerando diferencial competitivo e estimulando as vendas.

Além de criar conteúdo com “interação significativa”, ou seja, com alto potencial de engajamento, outro caminho para as empresas gerarem negócios no Facebook é investir em anúncios, conhecido como Facebook Ads.

 

Continue a leitura, entenda como anunciar no Facebook e eleve os resultados em marketing digital.

 

Para anunciar no Facebook Ads, escolha um objetivo de marketing digital

O Facebook Ads agrupa os objetivos de marketing seguindo três etapas da jornada de compra (reconhecimento, consideração e conversão), conforme a imagem abaixo.

Etapas da jornada de compra nos anúncios Facebook Ads.

 

A jornada de compra e os objetivos dos anúncios Facebook Ads

 

Reconhecimento

Essa etapa da jornada de compra torna a marca conhecida, alcançando pessoas mais propensas a se lembrarem dela, contribuindo assim com seus esforços em marketing digital. Os formatos de anúncios do Facebook Ads para essa etapa são: imagem única, vídeo, carrossel (veicula várias imagens) e apresentação multimídia.

 

Consideração

Gera envolvimento entre marca e consumidor para que este tenha mais informações e considere a marca no momento de decidir a compra. Aqui, vários objetivos de marketing são atendidos com o Facebook Ads, entre eles: envolvimento com os anúncios e visualizações de vídeo (garante interação, conversas sobre a marca e novos seguidores); tráfego (encaminha visitantes para o site da empresa); geração de cadastros (obtém informações valiosas sobre o público, tais como: nome e e-mail) e mensagens (anuncia diretamente no Messenger e mantém contato ali).

Uma dica de ouro: dificilmente alguém clicará em um anúncio de uma empresa desconhecida. O mesmo vale para uma compra. Por isso, invista em campanhas de envolvimento e vídeo para estreitar laços, posicionar a empresa corretamente e, após, planeje campanhas de tráfego e cadastros com o Facebook Ads.

 

Conversão

Nesta etapa, os anúncios estimulam a geração de negócios por meio desses objetivos: conversões (obtém ações valiosas do consumidor, como cadastro de informações para contato, assinatura de newsletter, download de e-book e outros); vendas do catálogo (anúncios dinâmicos que exibem produtos do seu catálogo cadastrados no Facebook); visitas ao estabelecimento (cria anúncios para gerar visitas ao estabelecimento dentro de uma distância definida, com botões “como chegar” ou “ligue agora”).

Os formatos de anúncios do Facebook Ads disponíveis nessa etapa são: imagem única, vídeo único, carrossel e apresentação multimídia para campanhas de conversões e visitas ao estabelecimento; e imagem única e carrossel para vendas do catálogo.

 

Defina o público-alvo e o posicionamento dos anúncios

 

O Facebook Ads oferece inúmeras estratégias de segmentação a partir de três categorias: público salvo, público personalizado e público semelhante. Isso fará com que a campanha chegue à pessoa certa, na hora certa e otimizará seu investimento em marketing digital.

 

Público salvo

Em público salvo, selecione o público-alvo a partir das seguintes informações: localização (por cidade, estado ou país), idade, gênero, idiomas, interesses, dados demográficos, entre outros. Esse tipo de segmentação é adequada para encontrar novos consumidores no Facebook a fim de tornar a marca conhecida e criar laços com eles.

 

Público personalizado

Aqui, os anúncios são exibidos para pessoas que já tenham se relacionado com a sua empresa, sejam clientes existentes ou aquelas que interagiram com sue negócio no Facebook. Ou seja, pessoas interessadas em seu produto ou serviço. As principais opções de público personalizado no Facebook Ads são: arquivos de clientes (estabelece correspondência entre seus clientes, a partir de uma lista de e-mail, e pessoas no Facebook), tráfego do site (cria uma lista de pessoas que visitaram o site ou landing page de sua empresa com a instalação do pixel do Facebook) e envolvimento (gera uma lista de pessoas que já se relacionaram com a sua fã page).

 

Público semelhante

A partir das definições feitas em público personalizado, a plataforma encontrará outras pessoas com perfil semelhante. Isso também é conhecido como “lookalike do Facebook Ads”. Por exemplo: se você definiu um público a partir de uma lista de e-mail de clientes do seu negócios, o Facebook buscará por pessoas que possuam perfil equivalente, com dados demográficos e interesses parecidos, e exibirá a campanha para elas.

 

Posicionamento dos anúncios Facebook Ads

O posicionamento são os locais onde os anúncios serão veiculados no Facebook, entre eles:

  • Feeds: seus anúncios são veiculados no feed de nótícias desktop ou móvel;
  • Grupos: seus anúncios são propagados em grupos no Facebook;
  • Coluna da direita: seus anúncios são exibidos na coluna da direita, presente apenas para quem navega em computadores;
  • Vídeos in-stream: seus anúncios são veiculados no momento em que as pessoas estejam assistindo a outros vídeos no Facebook, produzido por editores e criadores de mídia digital.

Você acaba de aprender como anunciar no Facebook Ads e gerar negócios. Com tantas possibilidades, primeiramente, trace uma estratégia de marketing digital para Facebook Ads (levando em consideração os diferentes objetivos de marketing da plataforma), defina um orçamento mensal e crie os anúncios a serem veiculados. Vídeos bem elaborados são capazes de conquistar resultados incríveis. Considere sempre o público-alvo e os diferenciais de sua empresa.

Sobre a alteração no algoritmo do Facebook e suas consequências para o negócio, a seguinte frase de Charles Darwin é inspiradora para tempos de mudanças turbulentas: “as espécies que sobrevivem não são as mais fortes, nem as mais inteligentes, e sim aquelas que se adaptam melhor às mudanças.”

 

Uma dica preciosa para você

Se você já possui o plano de marketing digital, anuncia ou pretende anunciar no Facebook e deseja resultados incrivelmente efetivos e duradouros, saiba que o branding é um fortíssimo aliado. Pensando nisso, nossos criativos elaboraram um e-book gratuito para lhe ensinar a integrar o branding ao marketing digital.

 

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