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Como anunciar no Google? Entenda já o Adwords.

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

 

Investir em marketing digital é vital para o sucesso do negócio. Entre as opções de publicidade online, surge a dúvida: como anunciar no Google? Afinal, o buscador é o mais utilizado no país, com 94,3% de audiência, segundo pesquisa realizada pela Serasa Experian.

A sua predominância nas buscas aliada aos 100 milhões de internautas brasileiros, de acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que realizam inúmeras buscas diárias, torna o Google uma mídia digital estratégica para impulsionar os negócios.

Continue a ler este artigo, aprenda como anunciar no Google e conquiste novas oportunidades para sua empresa com essa ação de marketing digital.

 

Para anunciar no Google, use o Google Adwords

O Google Adwords é a ferramenta online para você gerenciar os anúncios, independente do formato. Essa ação de marketing digital funciona em dois sistemas: custo por clique (CPC) ou custo por mil impressões (CPM). No primeiro sistema, o pagamento é feito pela quantidade de vezes que o anúncio for clicado, enquanto no segundo, pela quantidade de vezes que o anúncio é visto pelo consumidor.

É necessário ter uma conta Adwords para anunciar no Google. A criação da conta e o uso da ferramenta são gratuitos, mas a veiculação será cobrada de acordo com o sistema (CPC ou CPM) aplicado em cada campanha.

Como funciona o investimento nesse tipo de publicidade online? Para anunciar no Google, você define o orçamento e o lance para o leilão, similar a um sistema “pré-pago”. Assim, os anúncios serão veiculados enquanto existir “crédito” na sua conta Adwords. Boa parte das mídias utilizadas em marketing digital, por exemplo Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, adotam o formato de leilão.

 

Formatos para anunciar no Google

Há basicamente três formatos: anúncios em textos, também conhecidos como links patrocinados que são veiculados na rede de pesquisa; anúncios gráficos que são divulgados na rede de display ou no Youtube, sendo que este aceita o formato de vídeo também. Por último, existe a possibilidade de promover aplicativos na rede Google.

 

Palavras-chave são o start para anunciar no Google

Após criar a conta no Google Adwords, você terá acesso ao “Planejador de palavras-chave”, fundamental para criar sua lista de palavras. Falando nisso, quantos termos são necessários para anunciar no Google? Não há um número exato, porém o próprio Google recomenda entre 5 e 20 palavras.

Para começar a lista de palavras-chave, coloque-se no lugar do cliente e mentalize: como ele pesquisará no Google o meu produto ou serviço? Escreva expressões-chave que combinem 2 ou 3 palavras ao invés de uma única. Para ilustrar: ao usar somente o termo “roupa” a busca será muito ampla, pois quem digita “roupa” pode estar interessado em uma infinidade de tipos, inclusive roupa para cachorro. Isto posto, produza expressões nesse formato: “roupas masculinas”, “roupas femininas”, “roupas para caminhar” e outras.

No artigo 7 conselhos para campanhas Google Adwords bem sucedidas, você encontrará mais conselhos sobre expressões-chave e entenderá a importância das palavras-chave negativas para evitar gastos desnecessários com marketing digital (a leitura lhe ajudará a economizar tempo e dinheiro).

 

Como anunciar no Google com links patrocinados

No Google Adwords, acesse Campanhas, ponto de partida para criá-las. Pressione o botão “+”, selecione um tipo e escolhe a meta. No caso de links patrocinados, o tipo será “Rede de pesquisa”. Defina os locais onde os anúncios serão veiculados, podendo ser: cidade, estado, país ou raio. Logo após, aparecerá o campo para inserir as palavras-chave que ativarão a campanha.

Depois de criar o grupo de anúncio, será possível elaborar os anúncios em texto. Eles conterão as seguintes informações: URL final (endereço do site ao clicar no anúncio), título 1, título 2, caminho e descrição. Invista tempo elaborando títulos criativos e persuasivos para capturar a atenção do consumidor. Descreva brevemente os diferenciais do seu produto e/ou serviço e insira uma chamada para a ação (call-to-action), por exemplo: compre agora, faça um orçamento e outras.

Você poderá incluir extensões e sitelinks, assim que a ferramenta ativar essas opções. Vale a pena utilizar esse recurso para otimizar os resultados nessa ação de marketing digital. Atente-se também a essas dicas: escreva bem, sem erros de português, e conheça às políticas para anunciar no Google.

 

Como anunciar na rede de display do Google

A rede de display é um conjunto de mais de dois milhões de sites e aplicativos afiliados ao Google no qual o seu anúncio será exibido, em uma grande variedade de formatos e com um grande poder de aproximação junto ao público-alvo, devido a sua capacidade ímpar de segmentação. Essa maneira de anunciar no Google é oportuna para sua estratégia de marketing digital, ainda mais se o produto for pouco conhecido e precisa chegar a novos públicos.

Nas opções para criar Campanhas, escolha “Rede de Display” e, em seguida, o tipo de meta. Estabeleça também os locais para veiculação, entre eles: cidade, estado, país ou raio.

Crie o grupo de anúncio e, na sequência, poderá desenvolve-lo. Neste ponto, o Google Adwords disponibilizará uma ferramenta simples para criação de anúncios gráficos. Entretanto, é possível criar o seu com outras ferramentas gráficas, a fim de arquitetar uma mensagem publicitária mais sofisticada. Depois, basta fazer o upload.

Um detalhe importante é a estratégia de segmentação a ser adotada na rede de display, pois isso é responsável por exibir a campanha para as pessoas certas no momento certo e fará com que esse recurso de marketing digital oportunize resultados eficientes. As principais segmentações são:

  • Palavras-chave: o anúncio gráfico será exibido nos sites afiliados que possuem conteúdo relacionado às palavras-chave informadas;
  • Tópicos: o Adwords identificará na rede de display os melhores sites para propagar a mensagem publicitária, com base no tema escolhido;
  • Canal: você escolherá os possíveis sites que os seus clientes visitam para que os anúncios sejam exibidos;
  • Remarketing: a campanha será exibida às pessoas que visitaram o seu site. Assim, o seu produto ou serviço ficará em evidências para quem acabou de conhecer sua empresa ou para quem já está interessado há um tempo.

Alguns dias após iniciar a veiculação da campanha, analise periodicamente a performance das palavras-chave, canais e anúncios, no qual poderá pausar a veiculação deles, incluir novos ou ajustar os lances para o leilão (este é um dos segredos para otimizar o investimento).

Você agora entende como anunciar no Google. Ao adotar essa ação de marketing digital, sua empresa estará em evidência para novos públicos, inclusive para aqueles que já demonstraram interesse, só esperando o momento certo para fechar negócio. Por isso, é vital manter-se presente no dia a dia do seu futuro cliente, com informações e campanhas relevantes.

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