Plano de marketing digital: estratégias essenciais | Blog S4W
S4W Agência de Marketing Digital, Mídias Sociais, Criação de Sites Responsivos

BLOG DA S4W

Conhecimento nunca é demais para construir marcas fortes e originais.

Plano de marketing digital: estratégias essenciais

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Imagine que a internet nunca existiu e não temos ideia do que seja Google, Youtube, Facebook, Instagram e e-mail. Ou seja, o marketing digital nunca emergiu. Comércio eletrônico, internet banking, Netflix, Spotify, Uber, chamada de vídeo por WhatsApp também nunca surgiu. Que mundo é esse? Certamente, não é o mundo em que vivemos e os números apontam exatamente isso.

De acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2015, somos mais de 102 milhões de brasileiros surfando na internet. Ela se tornou o segundo meio de comunicação mais utilizado, conforme a Pesquisa Brasileira de Mídia 2016, realizada pelo Ibope, e, mesmo assim, alguns empresários e profissionais de marketing acreditam – erroneamente – que o marketing digital se resume ao Facebook e outros desconsideram o potencial da internet para alavancar os negócios.

Para quem acompanha a transformação online e deseja superar a concorrência, se conectar fortemente ao público-alvo e vencer as metas, precisará planejar e executar as seguintes estratégias essenciais de marketing digital.

Pesquisa online
Entender as preferências, as expectativas e os desafios dos consumidores é fundamental para o sucesso. Além do que, compreender os hábitos de mídia digital deles permitirá investir nos canais mais significativos. Faça isso com pesquisas qualitativas e quantitativas.

Publicidade online
Ela divulga produtos e serviços, constrói confiança para a empresa e influencia positivamente a compra. Veicule as campanhas com frequência, pois, a concorrência também participará do jogo pela atenção do público. Uma das grandes vantagens da publicidade online são as incontáveis maneiras de segmentação e isso otimizará o investimento feito. Aprenda mais em nosso artigo “Mídias digitais e anúncios inteligentes”.

Redes sociais
As redes sociais são uma ótima alternativa para estabelecer relacionamento com os consumidores, possui atrativa relação custo x benefício para empresas de todos os portes e, ainda, é capaz de gerar lembrança de marca e novas oportunidades. Aprimore suas ações com o nosso infográfico “Primeiros passos para as mídias sociais”.

E-mail marketing
Você sabia? 88% das pessoas da classe A utilizam e-mail, 73% da classe B e 52% da classe C, conforme a pesquisa TIC Domicílios de 2015. Perceba que o e-mail não morreu. A baixo custo, ele propicia relacionamento contínuo com o público-alvo, aumenta a confiança na marca e a percepção de valor. Inscreva-se grátis em nossa newsletter mensal e aprenda marketing digital com quem entende.

Marketing de conteúdo
Essa estratégia levará conhecimento útil e valioso até os futuros clientes. Dessa forma, eles conhecerão melhor a empresa, terão um modo diferenciado de se relacionar com o empreendimento e a marca ficará mais forte. Ao ler este artigo, você está sendo impactado pela nossa estratégia de marketing de conteúdo.

Monitoramento
O monitoramento é, sem dúvida, a “menina dos olhos” do marketing digital. Ele possibilita entender os hábitos e preferências dos consumidores por meio de suas interações nas ações online, saber o que e onde gerou os resultados mais extraordinários e fornece informações para eventuais ajustes nas estratégias.

Você ficaria quantos dias sem fazer uma busca no Google, sem acessar e-mail, internet banking, Netflix, Spotify ou sem navegar nas redes sociais? A mídia digital faz parte do nosso cotidiano e precisa ser incorporada ao dia a dia das empresas. Portanto, planeje e execute ações online de curto, médio e longo prazo, levando em considerando as estratégias essenciais de marketing digital apresentadas.

Uma dica valiosa: se você já possui o plano de marketing digital e, ainda, deseja resultados incrivelmente efetivos e duradouros, saiba que o branding é um fortíssimo aliado. Pensando nisso, elaboramos um e-book gratuito que lhe ensinará a integrar o branding ao marketing digital.

Avalie este artigo:

Plano de marketing digital: estratégias essenciais