O que é Marketing Digital na prática e as principais estratégias? | Blog S4W
S4W Agência de Marketing Digital, Mídias Sociais, Criação de Sites Responsivos

BLOG DA S4W

Conhecimento nunca é demais para construir marcas fortes e originais.

O que é Marketing Digital na prática e as principais estratégias?

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Em uma roda de amigos ou familiares, você pode já ter ouvido comentários sobre marketing ou marketing digital, tais como: “essa empresa investe mesmo em marketing digital”, “essa empresa faz um bom marketing”, “se esse empreendimento investisse em marketing digital estaria bem melhor”, entre tantos outros.

Esses termos estão sempre em evidência, pois a todo momento somos impactados por alguma estratégia digital de marketing. Enquanto consumidores, desconhecer o conceito de marketing digital é aceitável. Mas, na qualidade de empreendedor ou gestor de um negócio é imprescindível saber o que é, as estratégias e as contribuições do marketing digital para o sucesso da empresa. Continue a leitura deste artigo e aprenda tudo isso definitivamente.

 

Afinal, o que é marketing digital?

Cláudio Torres, autor do livro “A Bíblia do Marketing Digital”, estabelece o seguinte conceito: “utilizar efetivamente a internet como uma ferramenta de marketing, envolvendo comunicação, publicidade, propaganda e todo o arsenal de estratégias e conceitos já conhecidos no marketing”.

Para Conrado Adolpho, outro autor sobre o assunto, marketing digital é “uma nova maneira de se fazer negócios, de aumentar faturamento e lucratividade, de trabalhar em colaboração, de crescer e entender o consumidor, de apresentar informação relevante e não fazer propaganda abusiva e interruptiva”.

 

Quais são as principais estratégias do marketing digital?

Primeiramente, faz-se necessário saber que o consumidor é o centro das ações digitais de marketing. Por isso, seu desejo e necessidades precisam ser compreendidos para planejar, executar e monitorar as atividades de marketing digital. Juntamente a isso, é imprescindível se atentar aos 4 comportamentos do consumidor online, ou seja, os motivos que o leva a navegar na internet: relacionamento, informação, comunicação e diversão.

Além de estar por dentro do comportamento do consumidor, é altamente recomendado acompanhar a concorrência e as tendências tecnológicas. Com isso em mãos, o próximo passo é planejar as ações de marketing digital com base, pelo menos, nas seguintes estratégias: pesquisa online, publicidade online, redes sociais, e-mail marketing, marketing de conteúdo e monitoramento. Aprenda detalhadamente cada estratégia lendo o artigo “Plano de marketing digital: estratégias essenciais”.

 

Quais são as contribuições do marketing digital?

O marketing digital e o marketing nas mídias tradicionais oportunizam às empresas os seguintes: lembrança de marca, comunicando os diferenciais do negócio; posiciona a empresa de forma diferenciada, agregando valor; mantem e amplia o relacionamento com os clientes; gera confiança e minimiza a “guerra de preços”.

Entretanto, as ações digitais de marketing oferecem vantagens exclusivas, entre elas: a empresa é encontrada no tempo do cliente, demanda baixo investimento, oportuniza atração gratuita e mensura tudo em tempo real. Para entender melhor cada uma dessas vantagens, recomendamos a leitura do artigo “4 vantagens exclusivas do marketing digital”.

Sinceramente falando: quando o assunto marketing vem à tona na roda de amigos ou familiares, em qual grupo sua empresa está? “Aquela que investe mesmo em marketing digital” ou “se esse empreendimento investisse em marketing digital estaria bem melhor?” A resposta para essa pergunta é a diferença entre atingir resultados medianos ou extraordinários.

Você acabou de aprender o que é marketing digital, as principais estratégias e contribuições para o negócio, por isso trilhar o caminho para resultados extraordinários está em suas mãos.

Avalie este artigo:

O que é Marketing Digital na prática e as principais estratégias?
5 (100%) 1 vote