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Há diferença entre marketing e comunicação?

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Entre as boas e intermináveis conversas, ocasionalmente, aparece a palavra mágica “marketing” ou, ainda, “marketing digital”. E aí, a imaginação solta o verbo e todos tentam conceituar essa área que, para muitos, é vista como encantadora. E o que surge? “Marketing é propaganda”, “fazer marketing digital é estar nas redes sociais”, “marketing e comunicação são sinônimos”. A lista de palpites aumenta, as risadas também; os equívocos aparecem e, logo, tudo parece ficar bem.

Esses conceitos incompletos escondem o verdadeiro papel do marketing e da comunicação para o bem-estar dos negócios. Ambos caminham juntos, de mãos dadas. Cada qual com a sua função. E nessa jornada, quando a rota é traçada corretamente, minimizam as incertezas e os negócios se aproximam do sucesso.

Segundo Philip Kotler, um dos gurus na área, marketing “é o processo de planejar e executar a definição do preço, promoção e distribuição de bens e serviços com o intuito de criar trocas que atendam metas”. Vamos traduzir. Mentalize uma cadeira ou observe alguma próximo à você. Ela provavelmente tem a base onde sentamos, com inúmeras formas, assim como as empresas. Junto ao assento, normalmente, quatro pernas a sustentam. E a relação disso com o marketing?

Sua função é identificar oportunidades lucrativas para o negócio. Fazendo uma analogia, as pernas são as quatro estratégias do marketing que fornecem equilíbrio e força para alcançar os objetivos, organizadas em: produto (atributos, benefícios, funcionalidades), preço (estratégias de precificação, formas de pagamento, descontos), praça (canais de venda/distribuição, cidades de atuação, lojas offline ou online) e o que está faltando? A promoção! E não confunda-a com o desconto. Ela refere-se às formas de promover, ou seja, a comunicação. Para isso, existem as mídias eletrônicas (televisão, cinema, rádio e telefone), impressas (jornais, revistas e outdoor) e online (websites, redes sociais, e-mail e SMS), utilizado no marketing digital.

Até aqui, já sabemos que o marketing é composto por quatro estratégias essenciais e a comunicação ou divulgação – termo mais popular – é apenas uma delas, assim, não são sinônimos. E onde entra o marketing digital? Ele utiliza a mídia digital para comunicar e comercializar produtos e serviços. Sua capacidade de medir tudo indica quais estratégias e canais online geram negócios, otimizando os resultados. Além desse benefício exclusivo, o digital possibilita ampla exposição da marca com menor investimento.

E se uma empresa manter presença constante nos meios eletrônicos, impressos e digitais? Ela estará comunicando seus produtos e serviços de forma integrada! Assim, potencializa mais e mais negócios, pois, alcança novos consumidores, impacta uma mesma pessoa em diferentes mídias e isto gera mais lembrança.

Agora, acomode-se bem em uma cadeira. Identifique oportunidades, trace uma rota e lucre com elas. As quatro estratégias – o marketing – serão sua bússola nessa jornada para a vitória. E #ficaadica: uma agência especializada deixará o caminho mais curto e menos turbulento.

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