7 conselhos para campanhas Google Adwords bem sucedidas

Quarta-Feira, 29 de Março de 2017

Ultrapassamos os 100 milhões de pessoas com acesso à internet! Acredita nisso? Para ser exato, só no Brasil somos 102 milhões de internautas, sendo o telefone celular o dispositivo mais operado, seguido pelo computador de mesa, notebook e tablet, segundo a 11ª edição da pesquisa TIC Domicílios 2015. Além disso, outro fato relevante: a internet tornou-se o segundo meio de comunicação mais utilizado para se manter informado, de acordo com a Pesquisa Brasileira de Mídia 2016, encomendada ao Ibope pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Diante desse cenário, o varejo online, pequenas e médias empresas já utilizam uma estratégia de marketing digital muito conhecida: a publicidade online no Google Adwords, também chamada de links patrocinados. Ou seja, os anúncios de texto que aparecem logo acima dos resultados de uma busca. As vantagens são inúmeras, porém, para alcançar o melhor retorno sobre o investimento é importante se atentar a alguns fatores. Os principais são:

1. Estabeleça um objetivo e planeje: por meio deste, que poderá ser para defender e reforçar a marca (branding), aumentar a visitação ao site, estimular as vendas de determinados produtos ou até mesmo gerir uma crise de comunicação, é que você definirá todos os elementos do planejamento: palavras-chave, grupos de anúncios, entre outros.

2. Monitore o mercado: utilize as diversas ferramentas digitais (Google Trends, Google Adwords Keyword Tool, Google Zeitgeis, por exemplo) para identificar tendências de busca e audiências em expressões-chave, para assim entender os anseios e comportamento do consumidor. Esses tipos de ferramentas são fundamentais para o planejamento de qualquer ação de comunicação, online ou offline.

3. Defina expressões-chaves relevantes: pense nas palavras-chaves como expressões-chaves e evite ao máximo os termos amplos. Como assim? Digamos que você venda televisores, apenas o termo "televisor" é muito amplo. Afinal, quem busca por essa palavra, poderá estar procurando por marcas ou modelos específicos ou, ainda, algum móvel para o televisor. Com isso, defina expressões-chaves relevantes. Assim, evitará cliques desnecessários e não desperdiçará verba da campanha.

4. Faça diferente dos concorrentes: com as expressões-chaves em mãos, utilize-as nas buscas para identificar os anúncios digitais da concorrência, analise o conteúdo e crie anúncios com proposta de valor diferenciadas. Por exemplo: se a maioria estiver comunicando as condições de pagamento e as suas forem inferior, é inoportuno comunicar isso. Para conquistar o clique é preciso ter outro diferencial!

5. Ative as extensões de anúncio e o acompanhamento de conversões: o recurso de extensões do Google Adwords exibe informações adicionais, tais como: local, sitelinks, chamadas telefônicas, entre outras. O acompanhamento de conversões permite descobrir o que acontece depois que o anúncio é clicado, ou seja, quais expressões-chaves, anúncios e campanhas geraram mais retorno.

6. Crie landing pages específicas para as expressões-chaves primordiais: landing pages são as páginas de destino do link patrocinado. O internauta é impaciente e deseja ter a informação na velocidade da luz. Assim, evite muitos cliques até o produto ou serviço anunciado. É altamente recomendado que a página inicial do site não seja a landing page, devido a diversidade de informações presentes ali.

7. Monitore constantemente: uma das principais vantagens das estratégias digitais de marketing é sua capacidade ímpar de acompanhar o desempenho das ações. Deste modo, na primeira semana, observe diariamente a performance da campanha. Após, faça os ajustes necessários e monitore pelo menos uma vez por semana.

8. Aqui, compartilho um conselho bônus: defina também as palavras-chaves negativas, ou seja, os termos de pesquisas que deverão ser excluídos da campanha. Se você não vende "televisor monitor", então convém negativar essa expressão. Isso evitará (e muito!) cliques desnecessários e desperdícios de verba.

Analise o orçamento de marketing disponível em sua empresa e estude a possibilidade de investir em links patrocinados. Depois, é só aproveitar os conselhos apresentados e gerar novos negócios para a sua marca.

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