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5 razões para estar nas redes sociais

sexta-feira, 18 de março de 2016

Existem, pelo menos, dois grandes motivos para que as pequenas empresas participem do mundo virtual. O primeiro é a relação custo x benefício, como o gasto de aquisição é menor do que em outras mídias ele se torna muito relevante, já que esses empreendimentos têm algumas limitações orçamentárias. O segundo é a audiência, ou seja, a maioria dos consumidores o utiliza.

A prova disso é que no segundo trimestre de 2014 o Facebook divulgou que no Brasil existem 89 milhões de usuários ativos. Enquanto o Instagram anunciou no mês de novembro de 2015 que possui 29 milhões.

Se tudo isso ainda é insuficiente para convencer de que as pequenas empresas precisam marcar presença ativa nas mídias sociais, confira outras cinco razões que, provavelmente, farão todos repensarem a estratégia de marketing:

  • Evitar que a comunicação sobre o negócio corra solta: os interessados poderão estar falando bem ou mal sobre a empresa. Quem está fora da rede perde a oportunidade de gerar ainda mais credibilidade para o negócio, propagando as indicações positivas para outros consumidores, e a chance de esclarecer eventuais equívocos evitando, assim, prejuízos para a imagem.
  • Construir um relacionamento contínuo e duradouro: fortalece a empresa perante os públicos de interesse, gerando confiança, proximidade e lembrança.
  • Conhecer profundamente os clientes: a maioria das opiniões e discussões geradas pelos consumidores estão armazenadas na web e prontas para serem lidas, sem custos. Essa é uma oportunidade ímpar de reinventar produtos e serviços.
  • Fidelização: muitas empresas divulgam aos seus seguidores conteúdos exclusivos, ofertas diferenciadas, descontos e lançamentos em primeira mão por meio das redes. Esse é um caminho para incentivar novos públicos a conhecerem sua marca e fidelizar os atuais compradores.
  • Proporcionar um diálogo frente a frente com os consumidores: quando a comunicação acontece sem intermediários, o cliente diz o que realmente precisa, ajudando a empresa a realizar melhorias contínuas e, assim, se tornar cada vez mais competitiva.

Se a ordem do momento é inovar para superar os obstáculos, é importante começar agora mesmo a planejar ações criativas e manter uma presença ativa e profissional nas mídias sociais.

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