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4 vantagens exclusivas do marketing digital

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Você já pensou em utilizar o marketing digital para sua empresa triunfar? Ficou na dúvida entre manter o marketing tradicional, investir apenas no digital ou em ambos? Uma coisa é certa: dos 207 milhões de brasileiros, 58% ficam online, segundo a pesquisa TIC Domicílios 2015. Ou seja, mais da metade da população. Por isso, o marketing digital vem conquistando cada vez mais adeptos devido às infinitas oportunidades para alavancar o negócio.

Independente da estratégia, apostar as fichas em marketing e comunicação torna a empresa conhecida a novos consumidores, fortalece a imagem da marca, agrega valor ao negócio, minimiza a disputa por preços e impulsiona as vendas. Além desses benefícios, existem, pelo menos, mais outros 4 que apenas o marketing digital proporciona.

Continue a leitura para conhecer as vantagens exclusivas do marketing digital e os benefícios oferecidos ao seu negócio.

 

A empresa é encontrada no tempo do cliente

Segundo pesquisas desenvolvidas pelo Google, 80% dos brasileiros usam seus smartphones para saber mais sobre um produto ou serviço que desejam comprar. Com as interações fragmentadas oportunizadas pelo aparelho (conhecidas também como micro-momentos), não existe mais o momento ideal para pesquisas e decisões, pois as informações estão disponíveis a um simples toque e, deste modo, qualquer momento é propício para pesquisar e comprar algo.

Isso não se aplica à mídia tradicional. Ao ler uma revista, você não está interessado (naquele exato instante) em comprar algo, e os anúncios ali presentes interrompem a leitura. O mesmo acontece ao ouvir rádio e assistir televisão. Mas, ao buscar “tênis para caminhar”, por exemplo, sua atenção se volta para isso. Aí está a oportunidade da empresa ser encontrada pelo cliente, de inúmeras formas estratégicas, sem interromper a experiência.

 

O marketing digital demanda baixo investimento

Toda mídia exige investimento (umas mais e outras menos) e possui seu próprio formato de veiculação. A periodicidade no outdoor, por exemplo, funciona no esquema bi-semana, impossibilitando veicular num período inferior a quinze dias ou fora do padrão.

Já o marketing digital oferece flexibilidade na compra de mídia, nos aspectos periodicidade e valor. O anúncio no Google, Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, Linkedin e outros canais digitais funciona no formato de leilão. Você investirá o quanto puder, durante o período que puder. Apenas o Linkedin solicita um orçamento mínimo de R$ 20,00 por dia.

Vamos raciocinar sobre este último. É possível investir R$ 20,00 por dia, durante 20 dias no Linkedin e já ver os primeiros resultados. O investimento é menor e a relação custo-benefício é maior, se comparada às mídias tradicionais. Além disso, a segmentação é um grande benefício da mídia digital, pois direciona a comunicação para um público assertivo.

 

Oportuniza atração gratuita

A sua empresa tem um site e blog incríveis? Tem uma estratégia robusta de SEO, também conhecida como otimização de sites, aplicada em ambos? Se sim, quando o cliente buscar por algum termo relacionado ao negócio, o site e o blog do empreendimento serão encontrados por estarem bem posicionados e de forma gratuita. Os resultados orgânicos (não pagos) são indicações do Google para quem busca. Isso agrega muito valor ao negócio, pois gera credibilidade.

As mídias sociais ainda fazem a entrega orgânica (gratuita) a alguns seguidores, mesmo reduzindo isso drasticamente nos últimos tempos. Entretanto, quando foi que a mídia offline veiculou algo gratuitamente para um mínimo de pessoas? Não se esqueça do e-mail marketing. Ele é um excelente canal para atrair, de forma gratuita, pessoas para o site, blog e materiais ricos criados por meio do marketing de conteúdo.

 

O marketing digital mensura em tempo real

O monitoramento em tempo real é, inquestionavelmente, outra grande vantagem do marketing digital. Ele permite identificar o que gerou os resultados mais extraordinários e, ainda, possibilita entender os hábitos e preferências dos consumidores por meio de suas interações nas ações online.

É concebível, por exemplo, saber qual mídia social leva mais visitantes ao site, qual artigo do blog atrai mais visitantes para um landing page e, com isso, descobrir qual conteúdo o público tem mais interesse. Sem dizer na possibilidade de saber qual landing page e conteúdo geraram mais leads, qual segmentação de público foi mais efetiva, entre tantos outros dados. Essas informações são valiosíssimas e fundamentais para que, se necessário, as ações passem por eventuais ajustes e, assim, os melhores resultados sejam alcançados.

 

Agora, você já conhece as 4 vantagens exclusivas do marketing digital, além da perspectiva de alcançar novos consumidores, agregar valor à empresa e estimular as vendas, e compreende que esse é o caminho para construir uma marca forte, diferenciada e que oportunizará ao negócio a conquista de seus objetivos, tornando a concorrência irrelevante.

 

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